Google+

Novo álbum dos Pearl Jam: Backspacer

Com os anos 90 a baterem à porta, os Pearl Jam poderiam ter cedido a tentações nostálgicas. Felizmente, «Backspacer» é uma prova de vitalidade e resistência.

Os Faith No More e os Alice In Chains regressaram. Os Soundgarden ameaçam. O catálogo dos Nirvana promete voltar a alimentar os corações dos fãs. As grandes cadeias de roupa começam a recuperar os padrões de inícios da década de 90. Que têm os Pearl Jam a ver com isto? Tudo e nada.

Para o bem ou para o mal, eles deram a volta ao ciclo. Resistentes de uma geração que já teve tempo para se instalar na vida, assinam em «Backspacer», o nono disco de uma carreira que está à beira de completar duas décadas, o disco mais directo e punk de todo o seu percurso.

Em nove canções, os Pearl Jam concentram grande parte dos traços que os tornaram num dos grandes do rock. Mas ao invés de adormecerem à sombra de um estatuto que os torna imunes a tendências, preferiram legitimar um futuro escrito com valores de independência e resistência.

Quase vinte anos depois do seminal «Ten», os Pearl Jam estão mais directos que nunca, assumindo os mandamentos do punk que os Buzzcocks ou os The Damned um dia inventaram. Se uma maré de nostalgia aí vem, não será tanto pelos Pearl Jam.




O alinhamento de Backspacer é o seguinte:

 1. Gonna See My Friend
 2. Got Some
 3. The Fixer
 4. Johnny Guitar
 5. Just Breathe
 6. Amongst The Waves
 7. Unthought Known
 8. Supersonic
 9. Speed Of Sound
10. Force Of Nature
11. The End


Pearl Jam: ouça agora o novo álbum Backspacer e diga de sua justiça...

Partilha e Divulga, Obrigado!