Google+

Gótico…??? Úúúúúúúú!!! Que medo!!!





Sempre que se ouve falar em “ambientes” Góticos, algumas pessoas assustam-se com o termo.. pensam que são pessoas “malucas”, agressivas, deprimentes, e até mesmo “psicóticas”… 


E os mais curiosos perguntam-se: O que é ser Gótico???

Podemos, num primeiro “olhar” sobre o assunto, pensar em variadas palavras e elementos que possam descrever o Gótico:

Movimento Artístico Gótico no séc. XII- ligado por motivos óbvios ao Movimento Romântico - aquelas catedrais imponentes – como a de Chatres -, as Gárgulas, a pintura de Carcasse e de Caspar David Friedrich, entre muitos outros, pinturas sombrias, ligadas à natureza, à noite, à escuridão e a ascensão da espiritualidade do Homem aos Céus e ao Amor, o Sentimento do “Eu e a minha ligação intelectual ao Mundo”;



Die Winterreise, Caspar David Friedrich


A música..estranha…com vozes graves e coros femininos como se fossem saídos de um cântico de Igreja – por exemplo, Theatre of Tragedy – ou aqueles mais recentes, com vozes que até parecem saídas do “Estranho Mundo de Jack” – falo de Lacrimosa, por exemplo -, ou até aqueles que parecem fazer um esforço tremendo para conseguirem aquele timbre grave e com particularidades mais “agressivas” – Moonspell, entre muitos outros -.

A Estética. E por é que se vestem sempre de preto, com aquelas rendas e corpetes apertados? Olhos pintados, até nos homens…? Sempre com um ar que “mete medo”, ou pelo menos nos constrange..e nos deixa a pensar.. 


Pois é, existe já há algum tempo um site, acessível a toda a gente, que explica tudo de forma, a meu ver, dos melhores criados até hoje que nos podem ajudar a perceber o Mundo Gótico, chama-se Gothic Castle e fala de tudo, de forma perfeitamente coerente, explicativa, clara e muito interessante, com novidades constantes de musica, literatura e muito mais. 

“O Gothic Castle foi ao ar no final de 2003, mais precisamente no dia 14/10/2003, criado por Sérgio Henrique.
A primeira versão site foi feita a partir de uma idéia pequena, mais o projeto que parecia apenas um site simples, se tornou uma grande comunidade sobre a sub-cultura gótica, graças a colaboração dos membros e usuários. Nesse tempo que estamos no ar, aprendemos muitas coisas e amadurecemos muito, por esses motivos mudamos o site inúmeras vezes até chegar ao atual. A nossa principal meta em si, não é apenas mostrar a sub-cultura gótica, mas sim, tratar o tema de uma forma séria, visando reunir pessoas de várias partes, e dar a elas um espaço onde possam discutir sobre o tema, expor suas idéias, fazer amizades e compartilhar seus conhecimentos sobre a sub-cultura.

Nosso intuito é expandir cada vez mais o Gothic Castle no Brasil e no mundo, sim no mundo, já existem pessoas de vários países visitando e fazendo parte da comunidade.
Hoje já são milhares de pessoas fazendo parte da comunidade, e pretendemos expandir muito mais esses números, fazendo do Gothic Castle o maior portal brasileiro sobre a sub-cultura gótica. “


Partilha e Divulga, Obrigado!