A revolução passou por aqui. As guitarras cederam espaço aos sintetizadores e os Editors tornaram-se uma banda pop electrónica.
Os Editors continuam a ser Tom Smith, Chris Urbanowicz, Russ Leetch e Ed Lay mas «In This Light and On This Evening» representa uma mudança de rumo que lembra a transição dos Joy Division para os New Order, especialmente a partir do momento em que estes descobriram a noite de Nova Iorque.
«In This Light and On This Evening» é menos «nervoso» que «The Back Room» e menos imediato que «An End Has a Start» mas as grandes diferenças nem são essas. As guitarras à la Chameleons foram abandonadas; no seu lugar surgem agora sintetizadores.
Em vez de uma banda pós-punk contemporânea, os Editors surgem agora como uma homenagem à pop electrónica. Semelhanças? Só a paixão pela primeira metade da década de 80. Em vez dos Psychedelic Furs ou dos Cure, as grandes referências passaram a ser os Depeche Mode ou os Human League.
Enquanto acto de reinvenção, a atitude dos Editors é louvável. «In This Light and On This Evening» pode muito bem questionar a estabilidade que «An End Has a Start» indicava. Mas por enquanto, as dúvidas prevalecem sobre as conclusões.
Editors
«In This Light and On This Evening»
PIAS/Edel