Google+

EXPOSIÇÃO DE RITA CARREIRO



 
A Árvore apresenta a exposição de RITA CARREIRO, "Lugares Mutantis" - pintura, com a colaboração de Sofia Assalino, de 17 de Setembro (inauguração às 21h30) a 13 de Outubro de 2010.

"[...] Na exposição “Lugares Mutantis”, Rita Carreiro não cai num qualquer facilitismo de nos apresentar trabalhos de registo etnográfico, o que foi procurado foi o encontro dos seus pressupostos criativos com essa fonte de inspiração temática.



[...] ...As suas pinturas, desenhos ou esculturas correspondem a uma paisagem que Rita transporta na memória e parecem remeter para um local da sua infância – os Açores (por exemplos nas peças Ilhas). As suas Paisagens Portáteis (à semelhança dos Registos religiosos que lhes serviram de motivo de inspiração conceptual) alertam-nos para essa necessidade tão humana de nos rodearmos de objectos que nos são familiares e, portanto, com os quais nos identificamos.



Particularmente interessante é a colaboração/cumplicidade entre Rita Carreiro e Sofia Assalino em três peças da presente exposição. A intervenção de Sofia nas Ilhas de Rita (peças em linho - de produção familiar – e em papel) passa por bordar ou pintar novos elementos nessas obras. Com esta simples mas eficaz acção Sofia cria uma nova paisagem, ou melhor, transforma a paisagem existente, fruto da memória de Rita Carreiro, e apresenta-nos a sua perspectiva da paisagem, transformando-a. [...]"



Excerto do texto "Há coisas que se agarram a nós e nunca mais nos largam" da autoria de Raquel Guerra, in catálogo da exposição

Partilha e Divulga, Obrigado!