Google+

Morreu o realizador alemão Werner Schroeter aos 65 anos














Werner Schroeter, um dos nomes maiores do cinema alemão contemporâneo, morreu ontem, aos 65 anos, vítima de doença prolongada, anunciou o produtor Paulo Branco, amigo do realizadoZ
Werner Schroeter, de 65 anos, sofria de cancro e morreu após uma intervenção cirurgica num hospital da cidade de Kassel.

Schroeter deixa um legado de mais de 40 anos de cinema que valeram-lhe o reconhecimento que o festival de Veneza concretizou, em 2008, com um Leão de Ouro especial.
Contemporâneo da geração de Wim Wenders, Fassbinder e Kuge, Werner Schroeter foi dos cineastas alemães mais controversos do chamado novo cinema alemão.

Esta Noite foi o último filme levado às salas pelo alemão (n. Georgenthal, Thuringia, 1945), também em 2008 – e com o qual esteve nomeado para o Leão de Ouro –, adaptação de um livro do uruguaio Juan Carlos Onetti com produção do português Paulo Branco.


«Morreu um dos grandes criadores do cinema alemão. Um dos maiores vultos do cinema europeu e mundial», afirmou o produtor Paulo Branco, lembrando que «o próprio Fassbinder dizia que ele era o melhor entre todos».

Werner Schroeter também escreveu para teatro e encenou espectáculos de ópera, sobretudo entre 1990 e 2001, época em que praticamente não filmou.

Partilha e Divulga, Obrigado!