Google+

Casa da Música comemora cinco anos















A Casa da Música celebra cinco anos de existência. Tornou-se uma referência arquitectónica e musical da cidade invicta.

Ao longo destes cinco anos, passaram pela Casa da Música, projectada pelo arquitecto holandês Rem Koolhaas, dois milhões de espectadores. Já actuaram mais de 10 mil artistas em 5 500 espectáculos.

O espaço serve de residência a quatro agrupamentos musicais, que integram 149 músicos. À Orquestra Nacional do Porto, Orquestra Barroca, Remix Ensemble (música contemporânea) e Coro, sob alçada artística e financeira da instituição, juntam-se a Orquestra de Jazz de Matosinhos e a Banda Sinfónica Portuguesa, como associadas.
Nos próximos dias pode-se assistir na Casa da Música a uma edição do Clubbing (no dia 10 de Abril), que traz pela primeira vez a Portugal o guitarrista Dick Dale e a banda The Sonics, um recital de piano por Arcadi Volodos, o regresso de Carla Bley à Sala Suggia na companhia da Orquestra Jazz de Matosinhos, a uma interpretação das Sete Últimas Palavras de Cristo, de Haydn, numa versão para orquestra de cordas do maestro Laurence Cummings, e ainda a um concerto comentado onde a Orquestra Nacional do Porto interpreta 5/a Sinfonia de Tchaikovski.
Pode ver-se ainda uma exposição de fotografia, dividida por dez instalações, que faz uma retrospectiva dos cinco anos da Casa da Música.

Partilha e Divulga, Obrigado!