A Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP) comemora 100 anos desde a sua fundação, e traz à cidade do Porto, uma exposição de fotografia inédita, "Harold Edgerton - Fragmentos de Tempo", que reune 58 das imagens mais icónicas conseguidas por este cientista e fotógrafo, pioneiro da fotografia de alta velocidade.
Através da utilização de luz estroboscópica, Edgerton consegue pela primeira vez parar o tempo numa imagem fotográfica, capturando assim imagens fascinantes de sequências de movimento, de outra forma imperceptíveis ao olho humano. Fosse a sua motivação científica ou artística, vale a pena olhar atentamente para a sua obra. Esta exposição recupera os magníficos instantâneos que Harold Edgerton legou à história da fotografia. Uma exposição surpreendente que amplia o nosso campo de percepção dando-nos a descobrir a secreta beleza do movimento.
Estará patente na Casa Andresen, no Jardim Botânico do Porto (Rua do Campo Alegre, 1191), de 12 de Outubro de 2011 a 8 de Janeiro de 2012. De Quarta a Domingo das 14h30 às 18h30 - Entrada livre.
A exposição "Harold Edgerton - Fragmentos de Tempo", desde o passado dia 12 de Outubro, já atingiu os 5000 visitantes. Expostas ao público há pouco mais de um mês, as fotografias icónicas de Harold E. Edgerton, cientista e fotógrafo americano, têm levado à Casa Andresen, espaço de enorme beleza que se conjuga em perfeição com as obras, um grande número de curiosos da fotografia e interessados por fenómenos científicos.