A edição de 2010 da ENTREtanto MIT Valongo – Mostra Internacional de Teatro, que estará em palco de 17 a 27 de Novembro, irá ter como destaque a homenagem a João Lóio, compositor e director musical.
A ENTREtanto MIT Valongo – Mostra Internacional de Teatro, co-organizada desde 1998 pelo ENTREtanto TEATRO e pela Câmara Municipal de Valongo, com o apoio do Ministério da Cultura| Direcção Geral das Artes, pretende contribuir através do intercâmbio cultural e da troca de experiências para a crescente intensificação criativa e difusão da actividade teatral nacional e internacional em Valongo e área metropolitana do Porto.
A homenagem marcada para as 21h45 do dia 17 de Novembro, no Fórum Cultural de Ermesinde, é o ponto alto da MIT e pretende contribuir para a aproximação das várias faixas etárias e segmentos de público ao projecto de uma vida no palco, à entrega, tantas vezes difícil, do profissional do espectáculo. Não podemos deixar de admirar quem abraça, uma vida inteira, a responsabilidade de pertencer a uma convicção, levando ao palco um dom invulgar. É por tal reconhecimento e admiração que anualmente o MIT abre um espaço de homenagem e que este ano o dedica a João Lóio.
A noite de homenagem é preenchida com um espectáculo dedicado ao músico, compositor e director musical, um vídeo documentário e a inauguração de uma exposição sobre a sua vida e carreira, que ficará patente durante toda a Mostra.
BIOGRAFIA
António João da Rocha Lóio nasceu em Matosinhos a 4 de Março de1953.
Licenciou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina do Porto em 1977. Na primeira metade da década de 90, frequentou o Curso de Composição na Escola Superior de Música do Porto e realizou uma Pós-graduação em Ciências Musicais na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Trabalhou como compositor e director musical em vários espectáculos de companhias teatrais, entre as quais: RODAVIVA, T.U.P., COMEDIANTES, TEATRO DE MARIONETAS, SEIVA TRUPE E ENSEMBLE (Porto); COMUNA, CORNUCÓPIA E TEATRO NACIONAL D. MARIA II (Lisboa); TEAR E TEATRO DO NOROESTE (Viana do Castelo); BONIFARTE (Coimbra) e TELA (Leiria).
Foi membro do Grupo de Acção Cultural (GAC – Vozes na Luta) como cantor, instrumentista e compositor, actuando em Portugal, França e Alemanha.
Colaborou com a Rádio Televisão Portuguesa em vários programas como intérprete e compositor, entre os quais: “Às Dez”, “Mopi”, “A, B, Z” e “Praça da Alegria”
Participou como intérprete e/ou compositor em vários trabalhos: LP “Pois Canté”, G.A.C., 1976; LP “Vira Bom”, G.A.C., 1977; EP “Marchas Populares” Comuna e Rodaviva, 1978; Single “Realejo”, Realejo, 1979; LP “Lenga-lengas e Segredos”, Sheila, 1979; LP “Máscara”, Orfeu, 1982; EP “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”, T.A.I., 1984; Cassete “Mais Um Dia”, Discantus, Porto, 1987; CD “Encontros, Canções de João Lóio”, Memórias, 1997; CD “O Segredo Maior”, Memórias, 1999; CD “Primeiro Acto”, Edição de Autor, 2000; CD “Canções de Amor e Guerra”, Edição de Autor, 2002; CD “Mais um dia”, Edição de Autor, Porto, 2007.
Actualmente é professor de Música e Voz no Curso de Interpretação da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, do Instituto Politécnico do Porto